REGULAMENTO GERAL

1. OBJETIVOS DO TORNEIO

1.1. Divulgar o potencial turístico no município de Manaus/AM, através da realização de grandes eventos de competição de pesca esportiva;

1.2. Desenvolver o turismo de pesca esportiva envolvendo toda a cadeia produtiva e movimentando a economia local;

1.3. Fomentar a cultura da conservação ambiental dos rios onde são praticados o pesque e solte, incentivando a comunidade e orientando para a destinação correta dos resíduos produzidos durante o período da seca e cheia dos rios;

1.4. Apresentar soluções para que o Estado possa ter leis mais especificas para a prática da pesca esportiva, diminuindo assim a matança indiscriminada do Tucunaré, grande responsável por atrair milhares de turistas para nossa região;

1.5. Envolver os comunitários, abrindo postos para participação em todo o processo, valorizando a mão de obra local e promovendo inclusão social;

1.6. Incluir definitivamente o Estado do Amazonas no calendário dos grandes eventos de pesca esportiva nacionais e internacionais.

2. LOCAL, DATA

2.1. O 8º Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã será realizado em uma única etapa no dia 15/10/2022 (sábado), com a largada da prova oficial programada para às 07:00 e chegada às 15:00 na Praia da Ponta Negra em Manaus/AM.

3. CATEGORIAS

3.1. O evento disponibilizará aos competidores 02 (duas) opções de categorias para a realização das inscrições:

a) CATEGORIA EQUIPE (embarcada) no mínimo 02 (dois) pescadores e no máximo 03 (três) pescadores por embarcação. Para essa categoria teremos o limite de no máximo 100 equipes inscritas.

b) CATEGORIA INDIVIDUAL (caiaque) com somente 01 (um) integrante em caiaques sem propulsão a motor. Para essa categoria teremos o limite máximo de 30 caiaqueiros inscritos.

4. INSCRIÇÕES

4.1. Os competidores somente poderão se inscrever através do site www.torneioamigosdotaruma.com.br de acordo com as seguintes condições adiante estipuladas;

4.2. As inscrições efetuadas até o dia 10/09/2022 darão direito ao recebimento de 01 (uma) camisa personalizada do torneio por integrante inscrito, inscrições efetuadas após o dia 10/09/2022 darão direito ao recebimento da camisa personalizada do torneio sem a garantia do tamanho solicitado;

4.3. Os competidores deverão estar munidos da Carteira de Pesca Amadora devidamente válida. Informações nos links www.sistemas.ipaam.am.gov.br e https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-registro-de-pescador-amadorcategoria-embarcada ;

4.4. As embarcações a propulsão deverão estar regularizadas junto à Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental – CFAOC e todas deverão conter a bordo os equipamentos de salvatagem exigidos. A apresentação da documentação é obrigatória para todas as embarcações a propulsão inscritas na competição. Informações no link www.marinha.mil.br/cfaoc;

4.5. Para o preenchimento do formulário on-line serão necessários à inclusão de 02 (dois) tipos de dados (Pessoais e Específicos). Será necessária a apresentação de todos os documentos para a confirmação da inscrição. Caso os competidores no momento da inscrição não possuam os documentos, os mesmos poderão ser enviados até o dia 10/10/2022 pelo e-mail amigosdotaruma@gmail.com. São considerados Dados Pessoais, o preenchimento correto e válido das informações pessoais de cada competidor inscrito no torneio; São considerados Dados Específicos, o envio dos seguintes documentos válidos: Carteira de Pesca Esportiva; Carteira de Arrais Amador e Título de Inscrição da Embarcação (TIE) para as embarcações a propulsão;

4.6. Os competidores que não apresentarem os documentos específicos até o prazo descrito no item 4.5, estará impossibilitada de participar da prova e não terá direito ao ressarcimento da taxa de inscrição. As informações referentes ao uniforme de competidores não poderão ser alteradas;

4.7. Ao efetuar a inscrição, os competidores autorizam o uso de sua imagem e voz para divulgação do evento nas diversas mídias, sem qualquer ônus para organização do torneio;

4.8. Será permitida a inscrição de competidores menores de idade mediante a apresentação por escrito de autorização de um responsável legal;

4.9. Quaisquer alterações nas informações dos integrantes das equipes, deverão ser realizadas pelo e-mail amigosdotaruma@gmail.com até o dia 10/10/2022. Não serão aceitas alterações no modelo ou tamanho da camisa personalizada de competidores após a efetivação da inscrição; 4.10. Não serão aceitas inscrições presenciais efetuadas no dia da prova;

5. VALOR DAS INSCRIÇÕES

5.1. Os valores das inscrições são os seguintes:

a) R$ 600,00 para inscrições na Categoria EQUIPE;

b) R$ 250,00 para inscrições na Categoria INDIVIDUAL;

c) Caso ainda restam vagas, seja para categoria individual em caiaque ou para categoria equipe embarcado, as inscrições continuarão no período de 11/09/2022 à 10/10/2022, com direito a camisa oficial do evento;

d) Categoria EQUIPE (02 a 03 integrantes em barco);

e) Categoria INDIVIDUAL (01 integrante em caiaque);

5.2. As inscrições somente poderão ser realizadas pelo site oficial do evento www.torneioamigosdotaruma.com.br pela modalidade pix e em dinheiro;

5.3. As inscrições habilitam automaticamente os integrantes das equipes à participarem do sorteio dos prêmios por equipe, desde que não haja desclassificação na prova.

6. EQUIPAMENTOS

6.1. Os equipamentos de pesca são de responsabilidade dos competidores inscritos, sendo permitida a utilização de varas para molinetes, carretilhas, fly e acessórios de apoio como: puçá e alicate para embarque dos peixes;

6.2. É proibida a utilização dos seguintes equipamentos: malhadeira, tarrafa, mandala, linha de espera com isca viva, arpão, material químico, material explosivo, espinhel, etc;

6.3. É proibida a utilização de iscas naturais (vivas), sendo apenas permitida a utilização de iscas artificiais (baitcasting);

6.4. É proibido a pesca na modalidade ‘corrico’, mesmo que com uso de iscas artificiais;

6.5. Serão desclassificadas todas e quaisquer equipes/individuais que utilizarem durante a prova os equipamentos mencionados no item 6.2;

6.6. É obrigatório o uso de coletes salva-vidas pelos competidores, sob pena de desclassificação. As embarcações serão fiscalizadas antes da largada para checagem dos equipamentos de segurança e inspeção dos viveiros;

6.7. As embarcações que tiverem rádio de comunicação marítimo, poderão se comunicar com a organização do torneio pelo canal 10, para caso de emergência, além do canal 16;

6.8. É permitida a utilização de equipamentos como: sonar e/ou GPS;

6.9. Não há limites de varas montadas.

7. EMBARCAÇÕES

7.1. As embarcações são de total responsabilidade dos competidores, devem estar em perfeitas condições para navegação, dispor de todos os equipamentos de segurança a bordo, acessórios, combustível e documentação em dias;

7.2. Caso haja necessidade de substituição da embarcação durante a prova, as equipes deverão comunicar a organização do torneio;

7.3. Cada embarcação deverá conter no mínimo dois (02) pescadores e no máximo três (03) pescadores, com pelo menos 01 (um) integrante portador da Carteira de Arrais Amador;

7.4. É obrigatória a utilização de colete salva-vidas durante a participação na prova enquanto os integrantes da equipe estiverem embarcados;

7.5. Proibido abordar ou deixar-se abordar por outras embarcações que não sejam da organização da competição;

7.6. É proibida a utilização de propulsão nas embarcações (tipo caiaque) inscritas na categoria INDIVIDUAL, sob pena de desclassificação.

8. PESCADOR

8.1. É obrigatório o porte da Carteira de Pescador Amador por todos os participantes da competição;

8.2. O puçá poderá ser manuseado por qualquer integrante da equipe;

8.3. Não haverá limites de varas montadas e não será permitido pescar com vara de espera (isca viva);

8.4. A pesca deverá ser realizada obedecendo a distância mínima de 50 metros entre as embarcações;

8.5. As equipes poderão abandonar a prova alegando motivo de força maior e terá seus pontos homologados desde que seja comunicado à organização do torneio, atestando o encerramento da participação;

8.6. O pescador deverá manter conduta responsável e ética durante todo o torneio, priorizando o espírito de competição;

9. INÍCIO DA PROVA

9.1. A competição terá início às 07:00 do dia 15/10/2022 e chegada às 15:00 do mesmo dia. Caso ocorra atraso na largada, o mesmo tempo será acrescido na chegada;

9.2. Os competidores deverão se apresentar no local da prova (Praia da Ponta Negra, Manaus/AM) 01 (uma) hora antes do horário programado para a largada, para inspeção da embarcação, assinatura da ficha de largada e recebimento da régua oficial de aferição;

9.3. Estarão desclassificadas da competição as equipes/individuais que não assinarem a ficha de largada, não estiverem com a embarcação identificada pelo torneio e não utilizarem a régua oficial de aferição;

9.4. Fogos de artifício sinalizarão a autorização para a largada da prova às 07:00, assim como sinalizarão a proximidade do horário de término da prova às 14:30 e o encerramento da prova às 15:00;

9.5. As equipes/individuais que não apresentarem os peixes/vídeos de aferição até o horário do encerramento da prova serão automaticamente desclassificadas e suas notas não serão computadas;

9.6. O horário oficial da prova será controlado exclusivamente pela organização do torneio durante toda a realização da competição;

10. LOCAL DA PESCA

10.1. Ás áreas permitidas para a pesca na competição serão apresentadas aos inscritos durante a realização do congresso técnico no dia 14/10/2022 em local a ser informado pela organização do evento;

10.2. Os competidores inscritos deverão obedecer rigorosamente ao regulamento, não utilizando áreas proibidas para a realização da pesca, e assumem todas as responsabilidades e sanções em caso de descumprimento;

10.3. É dever dos competidores participantes obedecer e cumprir toda a legislação ambiental vigente, inclusive em caso de inspeções e abordagens;

10.4. É expressamente proibido pescar nos limites geográficos do Parque Nacional de Anavilhanas.

11. CAPTURA DOS PEIXES E SISTEMA DE AFERIÇÃO

11.1. É expressamente proibido transportar o peixe capturado até o local do chegada e largada, assim como é proibido manter o peixe vivo dentro das embarcações (viveiro) sob pena de desclassificação da prova e perda do direito às premiações;

11.2. Em cumprimento ao disposto no Decreto Estadual n° 39.125/2018, artigo 29, serão aceitos apenas espécies de Tucunaré (Cichla spp.), com tamanho (comprimento) mínimo de 30 cm, que após a aferição deverão retornar à água em condições de sobrevivência. Somente serão considerados os peixes vivos no momento da soltura;

11.3. Os peixes capturados deverão ser obrigatoriamente devolvidos à água em condições de sobrevivência e, para a constatação, serão observados pela arbitragem durante 30 (trinta) segundos após a soltura. Após o prazo se o peixe não demonstrar condições de sobrevivência o exemplar não será considerado;

11.4. Cada EQUIPE (02 a 03 integrantes) poderá apresentar para aferição até 05 (cinco) peixes/vídeos e cada competidor da categorial INIDIVIDUAL (01 integrante) poderá apresentar para aferição até 03 (três) peixes/vídeos. Não serão permitidas substituições de peixes/vídeos após apresentação para aferição;

11.5. Os peixes/vídeos deverão ser apresentados à arbitragem para aferição pelo capitão da equipe. Somente o capitão deverá acompanhar a aferição e aguardar a validação pela arbitragem. Os vídeos deverão ser realizados utilizando exclusivamente a régua oficial de aferição;

11.6. Os peixes/vídeos somente poderão ser aferidos pela arbitragem da competição no local de chegada e largada, no horário de 07:00 às 15:00, e apresentados pelo capitão da equipe, de preferência, em um único dispositivo (celular ou câmera);

11.7. A filmagem deve ser em alta resolução, estar nítida e enquadrar o peixe inteiro obrigatoriamente, mostrando a escala em centímetros e o número da equipe impressa na régua oficial de aferição, o vídeo deverá iniciar desde o momento da aferição na régua e continuar, sem interrupções, durante a medição e a soltura do exemplar;

11.8. Os exemplares capturados e apresentados devem estar isentos de qualquer sinal que indique outras formas de captura diferentes das permitidas, sob pena de desclassificação da equipe;

11.9. Cada vídeo apresentado deve mostrar claramente: medição e soltura, e que o exemplar está em condições de sobrevivência;

11.10. Todas as fotos de exemplares apresentados para aferição devem estar obrigatoriamente acompanhadas do vídeo de captura, medição e soltura;

11.11. A foto deve ser em alta resolução, estar nítida e enquadrar o exemplar inteiro, mostrando a escala em centímetros e o número da equipe impressa na régua oficial de aferição. A régua deve estar paralela ao corpo do exemplar, a extremidade cefálica deve estar encostada na borda da régua (na marca de 0,0 cm), o peixe deve ser aferido com a boca fechada e com o dorso na parte superior da régua. Não serão aceitas aferições de peixes com o dorso na posição inferior.

12. PONTUAÇÃO

12.1. Na aferição, a pontuação será considerada a medida em centímetros entre as extremidades cefálica e caudal do exemplar apresentado. A classificação das equipes será totalizada pela soma da pontuação, ou seja, 01 (um) ponto por cada centímetro aferido, considerando também os milímetros. Exemplo: 40,2 cm = 40,2 pontos. No caso de empate, ganhará a equipe que apresentar o maior peixe, persistindo o empate ganhará a equipe que pescou o segundo maior peixe, e assim sucessivamente;

12.2 Será considerado (a) vencedor (a) a equipe/individual que obtiver a maior pontuação na somatória da(s) medida(s) em centímetros do(s) exemplar(es) apresentado(s).

13. ORGANIZAÇÃO DO TORNEIO

13.1. A organização do 8° Torneio de Pesca Esportiva Amigos do Tarumã é compreendida em:

13.2. DIRETOR DE PROVA: Responsável por toda a execução da competição e gerenciamento das etapas que envolvem a prova desde a largada à chegada;

13.3. DIRETOR DE ARBITRAGEM: Responsável por validar todas as aferições dos peixes/vídeos apresentados e coordenação da equipe técnica de arbitragem composta por engenheiros de pesca;

13.4. COORDENADOR GERAL: Responsável pela manutenção da estrutura, programação do evento e coordenação da equipe de voluntários e staff.

14. PREMIAÇÃO E SORTEIO

14.1. Somente terão direito a participar do sorteio das premiações, as equipes que cumprirem o mínimo de 02 (duas) horas de competição;

14.2. As equipes que não cumprirem a prova ou não se apresentarem para aferição (por mais que não tenham aferido nenhum exemplar) serão desclassificadas e não concorrerão às premiações por sorteio;

14.3. As premiações serão distribuídas por mérito (1° ao 10° lugar na classificação geral) e por sorteio (entre todas as equipes inscritas e aptas);

14.4 Entrega de troféu personalizado para os integrantes das equipes do 1º ao 10º lugar na classificação geral;

14.5 Entrega de troféu personalizado para os integrantes da equipe que capturar o maior exemplar;

14.6 Entrega de troféu personalizado para a participante do sexo feminino que capturar o maior exemplar dentre as mulheres inscritas na competição;

14.7. As premiações serão distribuídas através de sorteio entre todas as equipes inscritas e aptas que estiverem presentes no momento do sorteio;

14.8. Não terão direito ao prêmio sorteado as equipes que não se apresentarem no local da entrega do prêmio;

14.9. É obrigatória a presença de pelo menos 01 (um) integrante inscrito da equipe no momento do sorteio da premiação para validar o recebimento. Não é permitido o recebimento de premiação por procuração ou por qualquer participante que não seja da equipe sorteada;

14.10. A não apresentação da equipe ou pelo menos 01 (um) integrante para o recebimento do prêmio, implicará em um novo sorteio até que se defina um ganhador;

14.11. Os competidores das equipes contempladas no sorteio são responsáveis pela retirada e guarda dos prêmios após a realização do sorteio. Os prêmios obrigatoriamente deverão ser retirados no dia 15 de outubro de 2022, até o encerramento do evento às 18h;

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E COMPLEMENTARES

15.1. A organização do torneio não se responsabiliza por perdas, roubos ou quaisquer tipos de danos materiais ou lesões corporais durante a competição;

15.2. Os competidores inscritos são responsáveis e respondem unilateralmente pelos seus atos individuais que provoquem ou causem danos a si próprio ou a terceiros e seus patrimônios, passíveis de todas as sanções previstas na lei;

15.3. Cabe a organização do torneio julgar os casos omissos neste regulamento;

15.4. A efetivação da inscrição implica, automaticamente, no conhecimento, aceitação e concordância dos termos contidos neste regulamento;

15.5. Eventuais questões relacionadas ao evento serão dirimidas, caso necessário, no Foro da Comarca de Manaus, no Estado do Amazonas;

15.6. Cada participante é responsável individualmente pelos seus atos, reiterando a orientação de somente praticar a pesca em áreas autorizadas. O descumprimento caracteriza crime ambiental e o participante poderá ser responsabilizado nas formas previstas da legislação vigente;

15.7. Navegue com segurança, respeite a natureza, pratique o pesque e solte, dessa maneira você será um verdadeiro “Amigo do Tarumã”.

 

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